

Oficina de Termo de Referencia - Plano municipal de Saneamento Basico - 17,18 e19/11/2010.
PEAMSS IRAMAIA ESPAÇO DE TROCA DE INFORMAÇÕES E INTERAÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE, CULTURA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
Palestra sobre fotografia em 24 de agosto de 2010.
Rui Rezende e Regivalter Fonseca fotógrafos de nossa cidade, numa terça- feira realizou uma palestra sobre fotografia . Antes de começar a palestrar foi mostrado um vídeo em que Rui sobrevoava em um helicóptero a região da chapada mais precisamente em Lençóis e descobria mais uma cachoeira naquele local.
Em seguida sempre tendo como exemplo suas fotos rui explicou como fez algumas fotos e mostrou a importância da cortina da maquina, Rui também declarou que prefere a maquina analógica à digital, pois a qualidade da cor da foto é bem melhor. Com relação ao olhar fotográfico Rui deu dicas maravilhosas como “ quando for tirar fotos de crianças fique agachado ou tente ficar do mesmo tamanho que ela senão a fotografia fica achatada”, esta dentre tantas outras. Já Regivalter nos esclareceu sobre as maquinas digitais que pegam vírus e muitas vezes por muita exposição ao sol queimam a tela LCD. Após um longo bate papo Rui e Regivalter mostrou aos participantes alguns materiais de trabalho como diversas lentes e peças que deixam a profissão de fotografo muito mais interessante.
Euclides da Cunha em Os Sertões (1902) ao cobrir a Guerra de Canudos descreveu com fidelidade e acima de tudo com sensibilidade, as condições de vida do povo sertananejo; ali falou do homem e do seu jeito humilde e desengonçado -"Hércules-Quasímodo",- falou da aridez da terra e sinalizou aos sulistas, especialmente aos representantes da República recém criada, a existência de um povo altivo que ficou celebrizado na frase " o nordestino é acima de tudo um forte"
O mandacaru é a planta que melhor representa esse conjunto homem-natureza. Tal como o sertanejo o mandacaru suporta condições adversas e floresce em pleno verão no sertão; ele nasce quase sempre isolado, com vegetação de menor porte ao redor, o que acentua a impressão de sua solidez.
Luiz Gonzaga em seus versos fala do mandacaru como um anunciador das chuvas e do costume do sertanejo de observar os sinais da natureza : " Mandacaru quando fulora na seca é sinal que a chuva chega no sertão"
A beleza exótica do mandacaru e a sua integração ao cenário do semi árido é que nos faz tomá-lo como símbolo de um povo e de um lugar .
Iramaia 09/06/2010
Elizabete Gonçalves
Pedagoga Educadora ambiental